Conhecer os tipos de bateria para carro mais comuns e as suas especificidades é sempre uma mais valia. Se tiver de tomar uma decisão, se estiver a ponderar comprar um carro elétrico ou se tiver de comprar uma bateria nova para o seu carro, convém que tenha toda a informação do seu lado.
Neste artigo, saiba mais sobre os diferentes tipos de baterias de carros e os critérios para escolher a bateria certa para o seu automóvel.
Que tipos de bateria para carro existem?
Baterias de células húmidas / Baterias de Chumbo Ácido
As baterias de células húmidas ou baterias de chumbo ácido são as mais comuns, populares e económicas. Além de utilizarem placas de chumbo e ácido sulfúrico para armazenar e liberar energia elétrica, podem ser recarregadas várias vezes.
Baterias de cálcio
As baterias de cálcio são mais utilizadas em carros a diesel ou gasolina. Constituídas por placas de liga de cálcio, permitem que haja uma redução da perda de fluido da bateria e que a descarga seja mais lenta. O seu único senão é que, se forem sobrecarregadas, podem ser danificadas.
Baterias VRLA (Valve regulated Lead Acid)
As baterias VRLA caracterizam-se por uma válvula de segurança na caixa que impede a perda de fluidos. Dentro deste tipo de baterias, há duas categorias distintas:
- Baterias de gel: com um custo muito elevado, apenas são utilizadas em casos muito específicos e nunca no arranque do automóvel. Constituídas por um ácido gelificado, conseguem resistir a descargas profundas.
- Bateria AGM (absorbent glass mat): com uma resistência superior à das baterias convencionais, oferece uma estabilidade cíclica elevada. É aconselhada para sistemas Start and Stop já que pode ser recarregada rapidamente com a energia fornecida pelos sistemas de travagem regenerativa, sem comprometer o desempenho.
Bateria EFB (Enhanced Flooded Battery)
A bateria EFB tem uma vida útil longa, oferecendo o dobro de ciclos de uma bateria de arranque convencional e uma maior capacidade de carga. Estas baterias também são ideais para carros com sistema Start and Stop e para carros com requisitos de condução exigentes (como a condução urbana, por exemplo).
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Baterias de ciclo profundo
As baterias de ciclo profundo são muito utilizadas em carros elétricos, onde é necessário haver um fornecimento de energia menor mas constante, ao longo de um período mais longo. São desenhadas especificamente para suportarem ciclos repetidos de carga e descarga profundas, sem que sofram uma degradação significativa.
Bateria de lítio
As baterias de lítio são comuns em veículos elétricos e híbridos. Além de conseguirem armazenar uma grande quantidade de energia num tamanho mais ou menos compacto, têm uma alta densidade energética. Porém, existem alguns desafios associados a este tipo de bateria para carros, como o risco de incêndio e sobreaquecimento em caso de uso indevido, e o seu custo elevado.
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Baterias de níquel
As baterias de níquel-metal são uma evolução das baterias de níquel-cádmio. Este tipo de bateria para carros é capaz de armazenar mais energia, ainda que a sua capacidade seja inferior às baterias de lítio. Tem também um ciclo de vida mais longo com um único carregamento, um menor “efeito de memória”, melhor desempenho em altas correntes e um menor impacto ambiental.
Baterias LFP (Lithium Iron Phosphate)
Já as baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) são um tipo de bateria que utiliza o fosfato de ferro-lítio como material de cátodo. Têm vindo a ganhar relevância nos últimos anos porque são uma alternativa mais segura, durável, económica e sustentável em comparação às baterias de iões de lítio. Esta é a bateria presente nos carros BYD.
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O que considerar na escolha de uma bateria?
Agora que conhece um vasto leque de diferentes tipos de bateria para carro, é importante que saiba como escolher a melhor opção. Tenha atenção a:
- Capacidade de Reserva – indica quantos minutos a bateria pode fornecer energia se o alternador falhar. Quanto mais alta a taxa de RC, melhor.
- Amperes de arranque a frio – garantem uma boa capacidade de arranque. Tenha em conta que, se viver em zonas do país mais quentes, não vai precisar de tantos amperes de arranque a frio e vice-versa.
- Tamanho da bateria – a bateria deve estar de acordo com as dimensões físicas do seu automóvel.
O que acontece às baterias dos carros em fim de vida?
Independentemente dos diferentes tipos de bateria para carro, quando esta componente chega ao seu fim de vida útil vai para um centro de reciclagem. Materiais valiosos como o lítio, cobalto e níquel podem ser recuperados e reutilizados em novas baterias. Em algumas situações, também é possível recondicionar a bateria e dar-lhe uma segunda vida e, se tal não for possível, a mesma deve ser descartada de forma responsável para o ambiente.
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