O Peugeot e-EXPERT Hydrogen é a aposta da marca em lançar automóveis cada vez mais ecológicos, reforçando o investimento que tem vindo a fazer na eletrificação.
A mobilidade verde atrai cada vez mais consumidores e a Peugeot ambiciona ir mais além. Com o Peugeot e-EXPERT Hydrogen, a marca francesa revoluciona o mercado e mostra onde se posicionará no futuro.
O hidrogénio e a Peugeot
O hidrogénio é, neste momento, um dos principais elementos da transição energética que se tem vindo a promover. Existem diversos projetos internacionais já anunciados no que diz respeito à utilização do hidrogénio como combustível e a Peugeot tem vindo a ser uma das principais impulsionadoras deste salto ecológico, trabalhando diretamente com os fornecedores de energia e garantindo pacotes de energia mais eficientes.
Mas afinal, qual é o objetivo da Peugeot ao apostar no hidrogénio? Claramente a grande aposta passa pelo investimento numa nova solução de mobilidade com zero emissões de CO2 e, por conseguinte, tornar-se líder em mobilidade a hidrogénio.
O combustível a hidrogénio responde eficazmente a todos os grandes desafios da mobilidade verde: adaptada a todas as utilizações, recarga rápida e apenas liberta água pura como vapor no meio ambiente.
Como funciona um carro a hidrogénio
Um carro movido a hidrogénio é, na sua génese, um veículo elétrico. No entanto, um veículo a hidrogénio dispensa fontes de energia externa e o seu carregamento é feito em minutos.
Mas como funciona realmente? A partir de uma rede de componentes que permitem gerar eletricidade a bordo. Começa pelos tanques de armazenamento de hidrogénio líquido sob pressão, ao qual se juntam um conjunto de células de combustível que permitem gerar eletricidade através da junção do hidrogénio com oxigénio, através de entradas de ar.
Além do motor a hidrogénio funcionar com a eletricidade gerada pela célula de combustível, existe também a energia gerada pela bateria que acumula a que é produzida pelas travagens e desacelerações, permitindo o arranque do carro e o equilíbrio dos picos de potência.
Quais as vantagens e desvantagens dos carros a hidrogénio?
As vantagens da utilização de hidrogénio nos carros parece clara. Além de diminuir drasticamente as emissões de CO2, é possível carregar rapidamente a bateria e conseguir autonomias superiores aos convencionais carros elétricos.
No entanto, será que existem desvantagens para os carros a hidrogénio? Para Portugal, o grande entrave à tecnologia poderá ser a falta de incentivos estatal já que, neste momento, apenas os carros que necessitam de carregamento externo são considerados veículos elétricos. Ainda, o investimento da Peugeot poderá começar a lançar pontos de discórdia a este nível e passar a introduzir o hidrogénio como uma das fonte de energia alternativa mais interessante.
Peugeot e-EXPERT Hydrogen: A revolução esperada
O Peugeot e-EXPERT Hydrogen utiliza a tecnologia de nova geração Next gen e-Van Hydrogen efficiency.
Com base na plataforma multienergética EMP2 (Efficient Modular Platform), o e-EXPERT Hydrogen é um veículo totalmente elétrico que combina duas fontes de energia elétrica a bordo. Graças ao inovador “hidrogénio plug-in de potência média” da STELLANTIS, combina uma bateria que pode ser recarregada na rede elétrica com uma célula de combustível alimentada por hidrogénio contida nos recipientes sob o piso do veículo.
O e-EXPERT Hydrogen beneficia de todas as vantagens do hidrogénio e da tecnologia das baterias e da tração elétrica. Além disso, tem ainda uma série de elementos distintivos:
- Capacidade para realização de todos os trajetos sem emissões de CO2;
- Capacidade de abastecer na totalidade o reservatório de hidrogénio em 3 minutos, para uma autonomia de 400 km em ciclo misto;
- Tomada de carregamento para bateria de alta tensão;
- 2 comprimentos disponíveis (Standart e Long);
- Volume de carga até 6,1 metros cúbicos;
- Carga útil até 1100kg;
- Capacidade de reboque até 1000kg.
Uma nova experiência de condução
O Peugeot e-EXPERT Hydrogen é um furgão puro que responde eficazmente às necessidades do mercado, trazendo inúmeras vantagens para o seu negócio. No entanto, e como é tão típico na Peugeot, o facto de estar direcionado para o mercado profissional não lhe retira importância e todos os detalhes são pensados para trazer conforto e praticidade para quem o utiliza diariamente.
No interior, a consola central foi redesenhada para receber o comando da caixa e-Toggle que lhe permite ter acesso às funções Park/ Reverse / Neutral / Drive e Brake, o seletor dos 3 modos de condução, comando do travão de estacionamento e espaço de arrumação na parte superior e lateral.