O novo sinal de trânsito H42 já pode ser visto nas estradas portuguesas. O seu objetivo é ajudar a reduzir a sinistralidade em zonas onde os automóveis têm tendência a circular em excesso de velocidade.
Mas o que significa, ao certo, este novo sinal? Que comportamento deve adotar sempre que o vir? Já entrou oficialmente em vigor? Neste artigo, explicamos-lhe tudo.
Qual é o aspeto do novo sinal de trânsito H42?
O sinal de trânsito H42 é uma placa retangular (na vertical) com um fundo azul. No centro estão representados dois radares de velocidade e, em baixo, poderá ler uma inscrição que diz “velocidade média”. Percebe-se, por isso, que na figura estão representados dois radares de velocidade média.
O que significa este novo sinal de trânsito?
Sempre que vir o sinal H42 é porque a via onde circula está sujeita a um controlo de velocidade média. Não se confunda porque não estamos a falar do cálculo da velocidade instantânea (que fica registada quando passa no controlo), mas antes do controlo do tempo que um automóvel demora a chegar do ponto A ao ponto B.
Na prática, se conduzir num troço com um limite de velocidade definido (por exemplo, 50 km/h) e se passar por este novo sinal de trânsito, significa que vão ser registadas as horas a que passou pelo primeiro radar (ponto A) e pelo segundo (ponto B). É por isso que verá sempre dois sinais de trânsito H42, um no início e outro no fim.
São estes sinais que vão calcular a sua velocidade média. Ou seja, se passou por aquele troço em menos tempo do que o previsto (de acordo com o limite de velocidade estabelecido), significa que estava a circular em excesso de velocidade.
Radar velocidade média Vs. Radar velocidade instantânea
Os radares de velocidade instantânea são os mais comuns e registam, no exato momento em que passa por eles, a velocidade a que circula. Este tipo de radares permitem que um condutor seja capaz de abrandar a velocidade no momento em que passa por ele, acelerando logo de seguida. É aqui que os radares de velocidade média podem ser um instrumento fundamental no combate à sinistralidade na estrada e ao excesso de velocidade. Com dois pontos de controlo, este radares calculam o tempo médio que um veículo demora a percorrer uma determinada distância.
Nunca conduza acima dos limites de velocidade estabelecidos e se, porventura, avistar um novo sinal de trânsito H42 tenha redobre a atenção porque a sua velocidade média de circulação vai ser calculada e registada.
Ler mais: Como fazer uma paragem de emergência em segurança?
Quando é que os radares de velocidade média entram oficialmente em funcionamento?
Apesar de este sinal ter sido criado em 2002, só recentemente é que foram instalados novos sinais nas estradas portuguesas. Ainda não é possível saber quando é que os radares de velocidade média em Portugal vão entrar em funcionamento oficial. A ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) diz que, para já, está em curso uma fase de testes e que tudo depende dos resultados obtidos.
Estes testes procuram averiguar se os condutores reduzem a velocidade ao avistar um sinal de trânsito H42.
Quais são as coimas por excesso de velocidade?
Apesar de ainda estarem numa fase de teste, não facilite e evite potenciais multas desnecessárias. Afinal, com ou sem radares, o excesso de velocidade deve sempre ser evitado. Caso não respeite os limites de circulação, pode ter de pagar uma coima entre 60 e 2.500 euros.
Ler mais: “Multas por excesso de velocidade: o que pode mudar?”
Radares velocidade média: localização exata
Os novos radares de velocidade média vão estar em zonas de maior sinistralidade e em troços onde o desrespeito pelos limites de velocidade é maior. Para já, as localizações dos radares velocidade média anunciadas pela ANSR são:
- Beja: IC1;
- Coimbra: A1 e EN109;
- Évora: A6 e IP2;
- Lisboa: EN10, EN6-7 e IC19;
- Porto: A3;
- Santarém: A1;
- Setúbal: EN10, EN378, EN4 e IC1.
A ANSR pode alterar estas localizações, mas agora que já sabe o que significam os novos sinais de trânsito H42, é mais fácil saber onde estão os radares.