Para os entusiastas do universo automóvel a máxima é “Ano novo, carros novos”. Com a entrada no novo ano, são muitos os que aguardam com entusiasmo as novidades sobre os carros novos 2023 que vão ditar as tendências do setor.
Se procura descobrir os melhores carros elétricos – que cada vez ganham mais terreno em território nacional — ou um versátil SUV que continua a não perder terreno, este artigo é para si.
Preparámos a lista de novos lançamentos carros 2023 e estes são os modelos que prometem dar nas vistas nas estradas portuguesas este ano:
Peugeot 408
A nova berlina Peugeot 408 não vai passar despercebida graças ao seu design desportivo e sedutor.
O Peugeot 408 está disponível em duas versões: uma a gasolina — que conta com um motor PureTech 130 EAT8 — e outra híbrida plug-in. A versão híbrida plug-in tem um motor elétrico de 81kW, uma caixa automática eletrificada e-EAT8 de 8 velocidades e um motor PureTech de 180 ou 150 cv. Os tempos de carregamento variam entre 1h55 numa Wall Box, e 7h05 numa tomada standard. A autonomia em modo elétrico ainda está em curso de homologação WLTP.
A condução desta nova berlina também promete ser bem prazerosa graças ao PEUGEOT I-COCKPIT de última geração, a um volante compacto com vários comandos integrados, a um painel de instrumentos digital 3D, a i-Toggles que pode personalizar e a um avançado sistema de infotainment que assegura conectividade reforçada a bordo.
A habitabilidade generosa deste modelo também o torna muito confortável. Para além do espaço, a nova berlina tem ainda um sistema de iluminação ambiente LED incorporada, HI-FI premium focal que inclui 10 altifalantes, um sistema de Air Quality (AQS) e Clean Cabin que melhoram a qualidade do ar dentro da cabine, materiais e acabamento de ótimo qualidade.
Renault Austral
O novo Renault Austral — o sucessor do Kadjar — é o SUV que não vai querer perder este ano! Para além de fazer parte da lista de carros novos 2023, este modelo faz ainda parte de um dos mais importantes segmentos do mercado europeu. É caso para dizer que os SUV híbridos são, de facto, a tendência automóvel que veio para ficar.
O Renault Austral está disponível em motorizações mild-hybrid e híbridas (não do tipo plug-in) a gasolina. Estas motorizações combinam um 1.2 Turbo de três cilindros com um motor elétrico, traduzindo-se numa potência conjunta de 160 cv e 200 cv.
Segundo a Renault, este automóvel regista consumos baixos — 4,6 l/100 — e emissões de CO2 na ordem dos 104 g/km.
A gama do Renault Austral apresenta-se com três níveis de equipamento diferentes: Equilibre, Techno e Iconic. Estas duas últimas versões podem usufruir do pacote de estilo Esprit Alpine, que é uma estreia absoluta na marca.
Hyundai Kauai
A segunda geração do Hyundai Kauai também chega ao mercado este ano com um design totalmente renovado, e com versões a combustão, híbridas e elétricas.
O seu design inspirado no protótipo Hyundai Seven concept, apresentado em 2021, distingue-se por uma faixa luminosa na frente e na traseira, por relevos laterais semelhantes aos do IONIQ 5, e por dimensões mais generosas.
Destacam-se ainda as novidades no interior deste modelo, nomeadamente: dois ecrãs de 12,3” colocados lado a lado (um serve de painel de instrumentos e o outro destina-se ao sistema de infoentretenimento) e uma consola central reposicionada que permitiu otimizar o espaço de arrumação.
A Hyundai não avançou quaisquer especificações técnicas para as várias versões dos seus motores, pelo que poderá esperar motorizações muitos semelhantes às de outros modelos da marca coreana.
Dacia Jogger Hybrid 140
O novo Dacia Jogger Hybrid 140 é o primeiro híbrido convencional da marca romena que chega a Portugal em março de 2023. A boa notícia é que este promete ser o automóvel híbrido mais acessível no mercado nacional, com um preço de aquisição a começar nos 28.800 euros (versão SL Extreme de 7 lugares).
As proporções generosas e o espaço de carga são atributos característicos da linha Jogger que permanecem também neste modelo.
O Dacia Jogger Hybrid 140 incorpora ainda o sistema E-Tech da Renault (que já conhecemos dos modelos Clio e Captur), e junta um motor a gasolina 1.6 litros de quatro cilindros (90 cv) a um sistema híbrido, que resulta numa potência combinada de 140 cv.
Ler mais: Carros híbridos: todos os detalhes deste segmento automóvel
BMW M2
Já o novo coupé desportivo BMW M2 é o automóvel que promete competir com o Porsche 718 Boxer GTS e com o Audi TT RS Coupé (ambos com 400 cv), oferecendo uma potência de 460 cv. Está pronto para grandes níveis de emoção ao volante?
O BMW M2 chega ao mercado com o já conhecido bloco S58T — um seis cilindros em linha 3 litros biturbo (estreado em modelos como o BMW X3 M e o X4 M Competition) — e vai dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e passa os 200 km/h em 13,5 segundos com recursos à caixa automática de velocidades proposta pela série.
A velocidade máxima do BMW M2 está limitada a 250 km/h, mas os amantes de adrenalina podem sempre adquirir o pack M Driver, que eleva a velocidade de ponta até aos 285 km/h.
Este modelo está disponível a partir de 87.500 euros.
Audi Q8 e-tron
Da lista de carros novos 2023 a não perder faz parte mais um SUV elétrico. Desta vez, é a Audi que traz novidades. Falamos do novo Audi Q8 e-tron, que é a versão renovada do e-tron lançado em 2019. Ambas as suas versões — Q8 e-tron e Q8 Sportback e-tron — podem ser adquiridas a partir de março, por um valor que começa nos 79.860 euros.
Face à antiga versão, o novo Audi Q8 e-tron distingue-se pelo aumento considerável da capacidade da bateria e por uma maior autonomia em estrada (até 578 km), assim como pela redução dos tempos de carregamento (carregamento dos 10% aos 80% em 31 min, em corrente contínua).
Este SUV também está agora mais luxuoso, espaçoso e com toda a componente estética renovada. Falamos, assim, de uma melhoria considerável face ao primeiro modelo elétrico da marca (o e-tron).
Volkswagen ID.BUZZ
Se sonha em transformar uma carrinha em autocaravana para usufruir de mais aventuras em família, vai gostar de conhecer o novo Volkswagen ID.BUZZ. Este modelo recupera um design icónico da marca (sim, falamos do lendário “Pão de Forma” da Volkswagen), e é 100% elétrico!
Com uma autonomia de até 425 km, e com o consumo declarado em ciclo WLTP a fixar-se nos 20,6 kWh/100 km, este novo modelo conta também com um motor elétrico de 150 kW (204 cv) e 310 Nm.
Para além da versão para passageiros, o Volkswagen ID.BUZZ também tem uma versão comercial, cujo consumo anunciado é de 20,4 kWh/100 km e a autonomia máxima é de 412 km.
Os preços deste moderno “pão de forma” começam nos 49.340 euros para a versão de passageiros, e nos 43.635 euros para a versão cargo.
Mercedes-Benz Class A
O clássico Mercedes-Benz Class A foi renovado e também consta na lista de carros novos 2023 a não perder.
Enquanto que as diferenças no design e no interior do veículo são muito subtis, a evolução na motorização sofreu grandes alterações, com a eletrificação dos antigos motores a gasolina. Estes passam a estar associados a caixas automáticas de dupla embraiagem de 7 ou 8 velocidades, e o sistema elétrico adicional de 48V melhorou os arranques e as retomas de velocidade com mais 10 kW (14 cv) de potência. Este sistema também faz com o sistema stop/start seja menos ruidoso e produza menos vibrações, o que contribuiu para o conforto acrescido do condutor.
Para além das cinemáticas eletrificadas mais potentes, este modelo traz-lhe outras novidades: a oferta de equipamento de série (que normalmente era escasso nas propostas premium), um sensor de impressão digital para reconhecimento do condutor e autorização de arranque, uma nova geração de software de infoentretenimento e sistemas de assistência à condução melhorados.
Prevê-se que o novo Mercedes-Benz Class A esteja disponível no mercado português no início de 2023, apesar de ainda não haver datas confirmadas.